(67) 99986-5151
Fale conosco!
Noticias
Notícias Nacionais
13
Fev
2026
Relatoria de Mendonça no caso Master preocupa setores do Congresso

Relatoria de Mendonça no caso Master preocupa setores do Congresso

Ministro foi sorteado relator após saída de Dias Toffoli do caso, nesta quinta-feira (12). Decisão de redistribuir investigação do Master ocorre após PF encontrar menções ao ministro no celular de Vorcaro.



A escolha do novo relator do caso Master no Supremo Tribunal Federal (STF), ministro André Mendonça, foi recebida com preocupação por setores do Congresso Nacional, especialmente do Centrão.

A avaliação é que ele terá uma condução linha dura no avanço das investigações, sem colocar limitações para o trabalho da Polícia Federal (PF).



Mendonça foi sorteado relator após saída de Dias Toffoli do caso, nesta quinta-feira (12). A decisão de redistribuir investigação sobre suspeitas de fraudes financeiras envolvendo o Banco Master ocorre após a PF encontrar menções ao magistrado no celular de Vorcaro.

Apesar da linha legalista de Mendonça, a percepção é que ele não terá qualquer tipo de "melindre" em avançar em eventuais relações políticas do ex-dono do Banco Master, Daniel Vorcaro.

No Congresso, Mendonça é considerado um ministro independente. Isso porque, a sua própria escolha pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) recebeu muita resistência de um setor influente do Congresso, especialmente do atual presidente Davi Alcolumbre (União-AP).




Na ocasião, como presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), Alcolumbre segurou por cinco meses a sabatina de André Mendonça, em uma tentativa de fazer com que o nome fosse retirado.

O episódio causou grande mal estar e a percepção é que Mendonça só conseguiu resistir pelo apoio expressivo dos evangélicos.



Fonte: G1/Gerson Camarotti

Foto: Ton Molina/Estadão Conteúdo

REDAÇÃO CONEXÃO X BRASIL

Comente essa publicação