Indígenas das aldeias de Aquidauana poderão tirar 1º título de eleitor em novembro
Indígenas terão vários serviços eleitorais à disposição

Indígenas da Terra Taunay/Ipegue, em Aquidauana, que ainda não tem título de eleitor, terão o serviço à disposição durante o Projeto Cidadania Indígena, do TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul), no começo de novembro.
O atendimento itinerante vai dispor de emissão do primeiro título, transferência de domicílio eleitoral e regularização de cadastro. Além disso, os indígenas poderão atualizar os dados e solicitar a segunda via do documento.
Os atendimentos acontecem dentro do projeto promovido pela 10ª Zona Eleitoral de Aquidauana. A iniciativa atenderá as aldeias indígenas Ipegue, Colônia Nova, Esperança e Arara Azul, nos dias 8 e 9 de novembro, das 8h às 16h.
Assim, segundo o relatório do 'Censo 2022 Indígenas' divulgado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o Brasil conta com 1.693.535 de indígenas (0,83% da população). Os estados do Amazonas, Bahia e Mato Grosso do Sul contam com a maior parcela.

Na questão eleitoral, Mato Grosso do Sul é o segundo estado da Federação com eleitorado autodeclarado indígena, de 2.114 eleitores. O atendimento itinerante serve para ampliar o acesso da população aos serviços da Justiça Eleitoral.
Além disso, o TRE-MS também participou do projeto "Juizados em Ação nas Comunidades Tradicionais", do TJMS (Tribunal de Justiça de MS). A ação aconteceu em Dois Irmãos do Buriti, no dia 18 de outubro, e levou serviços da Justiça Eleitoral à população local. A próxima ação do projeto está marcada para o dia 8 de novembro, em Brasilândia.

Fonte: Midiamax/Fábio Oruê
Foto: Midiamax/Distrito de Taunay Aquidauana Ms
