Homem atacado por leoa: o que causou a morte? Felino será sacrificado?(VÍDEO)
Um homem de 19 anos morreu após entrar no recinto de uma leoa em um zoológico de João Pessoa ontem. Após o incidente, começaram a ser revelados os possíveis motivos para o rapaz entrar no local e o que vai acontecer com o animal.

O que se sabe
Como o homem entrou no recinto onde estava a leoa? Vídeos mostraram Gerson de Melo Machado, 19, descendo uma árvore na área dos animais. Antes disso, ele escalou uma parede de mais de 6 metros e superou grades de segurança, segundo informações da Prefeitura de João Pessoa.
Como foi o ataque? Antes de descer da árvore, a leoa o atacou na altura do quadril e o arrastou para o chão. Ele ainda tentou se livrar, mas foi novamente atacado e ficou no chão.
Qual a causa da morte de Gerson? Ele morreu por hemorragia após perfuração de vasos cervicais, de acordo com um comunicado do IML de João Pessoa.
Local onde estava a leoa era protegido? O que diz o zoológico? "Tem algumas coisas que a gente não consegue prever, porque realmente foge da normalidade", disse o veterinário Thiago Nery, do zoológico Parque da Bica. Ele ainda cita que o local onde a leoa ficava tinha muros de mais de dois metros e uma borda negativa de 1,5 metro, para salvaguardar o animal.
Por que o homem entrou lá? Gerson foi diagnosticado com esquizofrenia e deficiência intelectual no fim da adolescência. Quando criança, foi afastado da mãe, que tinha a mesma condição. Ele já tinha sido detido diversas vezes por crimes de baixo potencial ofensivo, além de ser internado em centro socioeducativo. A conselheira tutelar que o atendia, Verônica Oliveira, disse que ele sonhava em ir para África para ser domador de leões. Ela relata que ele, inclusive, já foi pego no trem de pouso de um avião para ir ao continente africano. Segundo ela, a invasão ao recinto ocorreu pois ele estava em surto.
O que aconteceu com a leoa? Chamada Leona, a leoa "está bem e continuará recebendo todos os cuidados necessários". De acordo com o zoológico, após o incidente, ela foi conduzida para um recinto e está mais calma. O animal não será sacrificado.
A Leona está saudável, não apresenta comportamento agressivo fora do contexto ocorrido e não será sacrificada. O protocolo em situações como essa prevê exatamente o que está sendo feito: monitoramento, avaliação comportamental e cuidados especializados
Nota do zoológico Parque da Bica
ASSISTA AO VÍDEO ABAIXO
Fonte: Uol/UOL São Paulo
Foto: Divulgação/Redes sociais
