(67) 99986-5151
Fale conosco!
Noticias
Notícias Nacionais
10
Set
2025
Fux sinaliza divergência de Moraes depois de apenas sete minutos de voto

Fux sinaliza divergência de Moraes depois de apenas sete minutos de voto

Ministros tendem a discordar sobre competência do STF para julgar ação penal

O ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), lia seu voto sobre a trama golpista havia apenas sete minutos quando o ministro Luiz Fux sinalizou uma possível divergência do relator.

Moraes estava prestes a começar a análise das preliminares suscitadas pelas defesas quando Fux pediu a palavra para dizer que "voltaria a elas" quando fosse o seu momento de se manifestar.

"Desde o recebimento da denúncia, por uma questão de coerência, eu sempre ressalvei e fui vencido nessas disposições", disse Fux, indicando que vai repetir a discordância manifestada em março.

Em seguida, Moraes disse que várias das preliminares apresentadas na denúncia foram afastadas por unanimidade na ocasião, inclusive com voto de Fux - exceto a que diz respeito à competência da Primeira Turma.

É esse ponto da divergência que Fux deve reiterar. Para o ministro, a investigação sobre a tentativa de golpe de Estado deveria estar sendo julgada pelo plenário, com o quórum completo do STF, e não pela Turma, que é um colegiado menor.

Fux é o terceiro da "fila" de votação. Antes dele, manifestam-se Moraes e o ministro Flávio Dino. Depois, vêm os posicionamentos da ministra Cármen Lúcia e do presidente do colegiado, Cristiano Zanin.

Fonte: CNN Brasil

Foto: CNN Brasil

CONEXÃO X BRASIL

Comente essa publicação