(67) 9841-48330
Fale conosco!
Noticias
Notícias Nacionais
22
Jul
2025
Eduardo Bolsonaro diz que comissão formada por senadores de MS não barrará tarifaço

Eduardo Bolsonaro diz que comissão formada por senadores de MS não barrará tarifaço

O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) prevê fracasso e ironizou a possibilidade de um eventual acordo por parte da comissão formada pelos senadores de Mato Grosso do Sul, Nelsinho Trad (PSD-MS) e Tereza Cristina (PP-MS), que vai aos Estados Unidos tentar negociar a tarifa de 50% a produtos brasileiros.

O Senado Federal definiu oito parlamentares que irão negociar com o Congresso americano, em uma tentativa de reverter a tarifa de importação de 50% sobre produtos brasileiros imposta pelo presidente Donald Trump.

A declaração do filho do ex-presidente Jair Bolsonaro foi feita nesta segunda-feira (21), no X (antigo Twitter).

Para o deputado, que está com o mandato incerto devido ao vencimento da licença parlamentar no domingo (20), a Comissão Temporária Externa para interlocução sobre as relações econômicas bilaterais com os Estados Unidos (CTEUA), que vai a Washington, "não tem a mínima noção de como funciona o mundo de Trump".

Na publicação, Eduardo Bolsonaro afirmou que a comitiva brasileira deve chegar com um "acordo caracu", expressão utilizada para descrever uma negociação desigual, e disse que aguarda para ver o que eles irão conseguir de fato.

Em contrapartida, a senadora Tereza Cristina ? que foi Ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento no governo Bolsonaro -, em entrevistas e nas redes sociais, tem defendido cautela para manter "abertas as negociações sobre tarifas" que podem impactar o país.

Já o senador Nelsinho Trad, que preside a comitiva, deixou claro que a comissão vai buscar alternativas para tentar encontrar uma solução para a guerra tarifária por meio de "ponte e diálogo".

Tereza Cristina, inclusive, foi criticada por Eduardo Bolsonaro por conta da Lei da Reciprocidade, de autoria da parlamentar sul-mato-grossense, que foi regulamentada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Mesmo sendo aliada do ex-presidente Jair Bolsonaro, o filho "02" do presidente não poupou críticas, parecendo ter certeza de que o cenário é irreversível.

Ainda que conte com a presença do ex-Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, o astronauta Marcos Pontes (PL-SP), da gestão Bolsonaro, Eduardo foi categórico ao afirmar que todos verão como a política de Trump funciona.

"Vão prolongar o sacrifício dos brasileiros. Os tiranos olham para isso e pensam: 'Hummm, não vou fazer nada agora, vamos esperar ver o resultado desta comitiva, vai que conseguem um 'acordo meio termo' ? leia-se acordo caracu'.

Não têm a mínima noção de como funciona o mundo de Trump. Acho que nem viram a nossa embaixadora ter a porta fechada na cara no State Department. Mas torço de verdade para que falem com pessoas do governo ? e não com políticos, com quem provavelmente encontrarão ?, pois daí talvez recebam uma mensagem de como a banda está tocando aqui: NÃO HAVERÁ RECUO", pontuou Eduardo.

Comissão.

A viagem da comissão está prevista para a última semana do recesso parlamentar, entre os dias 29 e 31 de julho.

A CTEUA será composta pelos seguintes senadores:

Presidente: senador Nelsinho Trad (PSD-MS);
Senadora Tereza Cristina (PP-MS);
Senador astronauta Marcos Pontes (PL-SP);
Senador Jaques Wagner (PT-BA);
Senador Esperidião Amin (PP-SC);
Senador Rogério Carvalho (PT-SE);
Senador Fernando Farias (MDB-AL);
Senador Carlos Viana (Podemos-MG).

O tarifaço, como ficou popularmente conhecido o aumento imposto por Donald Trump, entra em vigor no dia 1º de agosto, caso a negociação não avance.

Comente essa publicação