(67) 99986-5151
Fale conosco!
Noticias
Notícias Locais
31
Ago
2025
Assembleia aprova reconhecimento da fibromialgia como deficiência em Mato Grosso do Sul

Assembleia aprova reconhecimento da fibromialgia como deficiência em Mato Grosso do Sul

Projeto segue para redação final e garante ampliação de direitos e proteção legal às pessoas com a condição crônica no Estado.

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) aprovou, em segunda discussão, o Projeto de Lei 157/2024, de autoria do deputado Lucas de Lima (sem partido), que reconhece os portadores de fibromialgia como pessoas com deficiência no Estado. A votação ocorreu durante a Ordem do Dia desta quarta-feira (27) e a proposta segue agora para a última análise em plenário, em redação final.

O parlamentar destacou a relevância da medida para milhares de pessoas que convivem com a condição. "É um momento histórico para quem passa por esse problema. Hoje a Assembleia dá um passo decisivo em favor da dignidade, da justiça social e da concretização de direitos. O Senado também já aprovou a fibromialgia como forma de deficiência, e com a aprovação estadual asseguramos a aplicação dessa conquista em Mato Grosso do Sul. É a transformação da dor em respeito e da invisibilidade em cidadania", afirmou Lucas de Lima.

A fibromialgia é uma síndrome caracterizada por dores crônicas generalizadas, fadiga, distúrbios do sono e impactos emocionais, que comprometem significativamente a qualidade de vida dos pacientes. O reconhecimento como deficiência amplia o acesso a direitos previstos em lei, como prioridade em serviços, benefícios sociais e políticas públicas específicas.

Outras matérias analisadas
Na mesma sessão, em primeira discussão, foi aprovado o Projeto de Lei 75/2025, de autoria do deputado Paulo Duarte (PSB), que prevê a adoção de protocolos específicos de atendimento de emergência médica para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e outras condições sensoriais especiais em Mato Grosso do Sul. A proposta ainda será analisada em segunda discussão.

Já o Projeto de Lei Complementar 4/2025, de iniciativa do Poder Executivo, teve pedido de vistas pelo deputado João Henrique (PL). A proposta altera a legislação sobre transação de créditos tributários e não tributários inscritos em dívida ativa, visando maior segurança jurídica para microempresas, empresas de pequeno porte e microempreendedores individuais.

O presidente da ALEMS, deputado Gerson Claro (PP), aproveitou a sessão para convidar a população a participar da 3ª Corrida dos Poderes, marcada para 25 de outubro. O lançamento oficial do evento acontece nesta quinta-feira (28), às 16h30, com palestra do atleta paralímpico Yeltsin Jacques. As inscrições terão início no dia 29 de agosto, pelo site oficial da corrida.

Na ocasião, também foi apresentado o vídeo institucional da missão realizada pelo parlamentar na Ásia, ao lado do Governo do Estado, para abertura de novos mercados internacionais. (Com informações Agência ALEMS).

Fonte:Costa Rica Em Foco

Foto: Imagem: Deputados aprovaram em segunda discussão o projeto que reconhece a fibromialgia como deficiência em MS (Foto: Wagner Guimarães / ALEMS)

CONEXÃO X BRASIL

Comente essa publicação